Reabilitação Vestibular
VPPB (vertigem paroxística posicional benigna) caracteriza-se por tontura do tipo vertigem-rotatória, de curta duração (de segundos a minutos) causados por movimentos específicos da cabeça, em geral de deitar-se, levantar-se, rolar, ou até mesmo olhar para cima. Apesar de ser rápida, essa vertigem repete-se várias vezes ao dia, sempre que o indivíduo faz um movimento provocador.
É causada por migração dos otólitos do utrículo para os CSC, o que muda o funcionamento desse órgão e passam causar vertigem nos movimentos normais da cabeça
O tratamento é feito com manobras que fazem os otólitos voltarem para o utrículo, e elas variam de acordo com o nistagmo apresentado nesses testes. As mais comuns são a manobra de Epley e semont, para CSC posterior, Lempert, para o CSC lateral, e Yacovino para CSC anterior (muito raramente acometido, mas com sintomas muito intensos), mas existem muitas outras manobras e só profissionais habilitados podem indicar a melhor manobra para cada paciente. Em geral são necessários poucas sessões com essas manobras, em torno de 2 a 4.